terça-feira, 15 de setembro de 2009

Eu não sou massinha. Você é massinha?


Talvez seja, simplesmente, uma questão de deixar livre. Talvez não. Só sei que as pessoas não são objetos e sempre me impressiona a capacidade que temos de pensar que as pessoas são propriedades. Como terras ou bicicletas. E que podemos fazer delas o que queremos. Como quando estamos no jardim de infância e brincamos com massinhas de modelar. Deixamos as pobres com a carinha que queremos. Mandamos que sejam árvores, casa ou avião e elas são. Ordenamos que sejam óculos, máscara e bonequinhos e elas são. Pensamos que as pessoas são assim também e que vão obedecer a todos os nossos desejos e que vão fazer o que queremos. Vai ver a culpa é da professora do pré e das suas massinhas. Só sei que pessoas não são massinhas de modelar. Têm vontades, desejos, pensamentos e alma. Pessoas são pessoas e não adianta querer que elas sejam como queremos que elas sejam. Pessoas só obedecem a si mesmas e, para serem avião, casa ou máscara, elas mesmas têm que querer. Porque somos nossa massinha e nosso próprio escultor. E não adianta tentarmos modelar os outros porque nunca dará certo. Só temos o dom de mudar a nós mesmos.
Mas por que insistimos em seguir pensando que pessoas são nossas massinhas de modelar?

7 comentários:

Lucas Lima disse...

exato, rsrs, engraçado que pra mudar a nós mesmos botamos infinitas dificuldades, já mudanças nos outros, "queremos agora" rrs

bons dias

Buda Verde disse...

a sociedade modela seus membros. mas no caso de individuo para individuo...

Aline Aguayo disse...

Não. Eu não sou massinha.
Acho até que me tornei dura demais pra me deixar modelar. Mas prefiro assim.
Eu me crio, me gosto e isso faz a minha personalidade.


Beijo bonequinha!

Carolina disse...

Pois é , ao invés de tentar modelar os outros, exercício desgastante e em geral com resultados abaixo do esperado, deveríamos NOS modelar. Só que é mais fácil cutucar o vizinho do que mexer no nosso abelheiro, né?

Muito bom o post, viu?
Ótimo!!!
bjos meus

Denise Egito disse...

É tentador querer fazer do homem uma massinha de modelar...Hahahaha. Mas é verdade: ninguém é. Só muda quem realmente deseja mudar. E, mesmo assim, às vezes não consegue.
Beijocas

Luna Sanchez disse...

Pois é.

Outra coisa que me irrita é a frase tão dita dentro das relações : "Te dou liberdade para fazer o que quiser".

Como assim?!

A liberdade do outro não nos pertence, não somos os tutores. A liberdade existe, e só temos que respeitá-la. Nada mais.

Beijo,

ℓυηα

Rosemildo Sales Furtado disse...

Oi Paloma! Estava passeando, assim como quem não quer nada, quando de repente, avistei um lindo espaço. Daí então, para satisfazer a minha curiosidade, não deu outra, invadi e, para minha surpresa, deparei-me com uma bela jovem diante do computador, teclando algo sobre pessoas que insistem em querer manipular os seus semelhantes. Não resistindo a tentação, disse: quem sabe, não será reflexo dos tempos de infância, ao conviver com pessoas adeptas à esse tipo de procedimento, pessoas autoritárias, ondo somente imperava a sua vontade. Ex: pais, irmãos, tios, etc. Existe um ditado que diz: "o homem é um produto do meio".

Belo texto, muito consistente e bem coordenado. Parabéns!

Perdoe-me pelas baboseiras.

Beijos,

Furtado.