quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mantendo-me zen


A gente tem a mania de se deixar afetar pelo que os outros falam. Eu, pelo menos, me afeto. Mas estou com um novo pensamento (minha psicóloga chama de re-significar. Eu chamo de mantra mesmo): 'você não vai estragar o meu dia porque eu não te dei essa permissão'.
Não funciona todas as vezes, mas ajuda.
Eu tento entender (chamaria mais de 'me convencer a mim mesma') que eu não controlo as atitudes dos outros, mas que eu controlo as minhas. E que, se eu não permitir que a pessoa me afete, ela não vai me afetar. Eu busco (bem no fundo do meu âmago. Bem no fundo.) a força de vontade necessária para driblar esse estresse, para não perder o controle por pouca coisa (e, consequentemente, não socar a cara de nenhum indivíduo sem noção).
E isso ajuda!
Eu aprendi que não posso controlar o quê e como as pessoas vão falar, mas que eu posso controlar o quê e como eu vou falar. Aprendi que não posso mudar as pessoas e que perder a paciência (e bater em qualquer idiota que cruzar meu caminho) não vai me levar a lugar nenhum nem vai mudar situação alguma. Aprendi que eu posso barrar o que ouço exatamente no ouvido e que nada tem o poder de me afetar, de chegar ao meu coração, se eu não permitir.
Não estou dizendo que é fácil, é um exercício diário.
(E sempre tem aqueles dias de guarda baixa, aqueles momentos de tristeza, a TPM, etc.)
Mas eu tenho o poder necessário para não me deixar afetar pelo que os outros falam.
Eu tenho o controle sobre a minha vida e não posso deixar que os outros tentem me colocar para baixo. Eu não permito que façam isso comigo.
Afinal, da minha vida, cuido eu. =)

12 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Isso mesmo, tb penso assim
bjsss

Pablo Lima disse...

excepcional o conceito! vc. sempre ensinando!

tenho um amigo de 21 anos que, às vesperas de seu casamento, vive ouvindo de outros que é muito cedo, que não vai dar certo, e outros blablablás; me parece claro que outros querem, ainda q uns involuntariamente, frustrar o sonho dele de ser feliz casado, mesmo jovem!

A.S. disse...

Paloma...

Enfrentar a vida sempre de olhos levantados!
Os olhos foram feitos para ver os astros!

Um beijo meu...

Menina Nina disse...

Hum, gostei muito dessa coisa de pensar em "você não vai estragar meu dia. Não te dei autorização".

Vou tentar pensar nisso. Sempre tem um que consegue me matar por dentro.

Lucas Lima disse...

Certíssima Paloma,
São inúmeros "presentes" que ganhamos por dia, temos de escolher qual pegamso e qual não, rsrsrsrsr.
Bons dias de frio
Bjs

Buda Verde disse...

Auto-proteção é legal, mas a auto-proteção não pode atrapalhar você.

Vou deixar um trecho de uma música que eu particularmente adoro:

I'm not going to say
That you ever stop to think along the way?
But baby, be prepared to be surprised
Baby, be prepared to be surprised
It's all I know

Qualquer dia estarei enviando para você.
Beijos,

Vanessa Cristina disse...

De acordo! Eu não me afeto muito, não. Sempre fui muito revoltada com essas coisas, acredito em mim e ponto. Mas é sempre bom lembrar: Arrumem o que fazer, eu sei de mim!


Beijo flôr :*

Ruberto Palazo disse...

O poder de nos controlar? Digo que é um treino diário e ter a consciencia disso é um primeiro passo... mas devemos saber, e permitir, que tbm podemos explodir...

Nao podemos confundir controle com engulir sapos desnecessários...

Beijos

Unknown disse...

Adorei os conselhos! rs
Começo hj a me manter zen (pelo menos tentar me manter)
Abraços

Taynar disse...

Só tu, e mais ninguém, tem esse poder.

Beijos, mulher

Déia disse...

Adorei!
Não é fácil, mas sim um exercício!
vou praticá-lo.
bjs

Valéria Martins disse...

Isso é que é força de vontade, sô!

Sobre a frase do Caio Fernando, tudo bem, é verdade. Mas melhor dilacerada e viva, pulsando, do que cristalizada, peça de museu!

Beijoca!