terça-feira, 12 de maio de 2009

A distância e as amizades


Para mim, essa de que a distância esfria as amizades faz sentido.
Por mais que eu tenha uma amiga que, sempre que nos encontramos, parece que não mudou nada, tenho muitas e muitas amizades que esfriaram completamente com o tempo e a distância.
Talvez digam: 'mas é porque só essa era uma amizade verdadeira'.
Não, eu respondo, não era só essa. Muitas amizades de verdade, daquelas que não são mais só amizade, já são 'irmandade', se perderam nos acasos da minha vida.
Uma curva aqui, um desvio ali e os caminhos que antes andavam juntos agora são completamente opostos.
Não porque não sobrou amizade. Não é isso. Mas a vida que escolhemos levar não combina mais.
Sempre resta aquela verdade, no fim das contas. Aquele 'eu sempre vou estar aqui pra você'. E eu realmente acredito que estamos aqui uns pelos outros. Na hora do aperto, não importa quanto tempo e quantos quilômetros, muitos desses amigos ainda estarão lá por você.
Mas, no hoje, no agora, nas trivialidades do cotidiano, essas pessoas não são mais quem você chama de amigos.
Provavelmente, sempre lembraremos com aquele carinho dos momentos que já foram. Mas, mais provavelmente ainda, não seremos capazes de ter novos momentos. Não teremos oportunidades.
A vida separa as pessoas aqui, une outras ali...
É bom mudar.
Mas também perdemos muito pelo caminho.
Claro, você vai dizer que 'as oportunidades somos nós que criamos'. Mas todos temos que colocar comida em casa, cumprir horários no trabalho, descansar nos fins de semana.
A vida real é muito mais dura e rotineira do que pensávamos quando crianças e brincávamos de ser gente grande.
A distância e a falta de tempo afastam sim as pessoas. A gente pode lutar, pode ir atrás, mas, de um jeito ou de outro, com o tempo passando, as responsabilidades aumentando e o tempo livre diminuindo, provavelmente vamos perdendo contato com muita gente bacana.
Eu sempre estarei aqui para todos aqueles amigos de quem me afastei. Não importa o tempo nem a distância. Mas sei que compartilhar as bobeiras da vida todos os dias faz a diferença. Sei que MSN não é contato ao vivo e que orkut é frio demais.
Mas vamos indo, caminhando, esperando para ver onde é que essa estrada vai nos levar.
Carrego comigo todas as pessoas que foram importantes, que são importantes, que já cruzaram meu caminho.
Só me resta esperar que, algum dia, nossos caminhos se cruzem novamente. Mesmo que seja rapidinho...

2 comentários:

Denise Egito disse...

Olá, querida
Amizades verdadeiras podem acabar sim. Na infância tive uma amiga muito próxima e querida. Éramos tão ligadas que nem quando mudei de cidade perdemos o contato. Escrevíamos longas cartas(isso mesmo, não existia e-mails naquela época)uma para a outra, trocávamos fotos (que guardo até hoje). Mas com o passar dos anos, em algum momento que não lembro, nos distanciamos até que não nos falamos mais. Ela tomou outro caminho, casou-se cedo, seguiu outra religião, virou macrobiótica radical e a afinidade que tínhamos acabou. Uma vez, tentei retomar a amizade, fui visitá-la, mas algo havia mudado. Bem, isso é quase um post e não um comentário. Vou parando por aqui... =)
Um beijo e felicidades para o novo blog!

Taynar disse...

E eu possa apenas olhá-los, pq eles sabem que não preciso dizer nada.

Beijos, moça